domingo, 9 de dezembro de 2012

Presentes para crianças

A minha filha tem 3 anos e meio e joga ao dominó, às cartas, ao loto e agora a jogos de tabuleiro.
Joga um dominó normalíssimo, de pintas, e foi aí que aprendeu a contar. Tem um de bonecos mas não o usa para jogar porque se confunde com os animais e quer é juntar o cão às ovelhas para serem amigos e coisas dessas :)
Jogámos à pesca com um jogo da Unicef e à batalha com cartas de jogar normalíssimas.
E agora jogamos jogos de tabuleiro. Não tínhamos nenhum próprio para crianças e por isso era o tabuleiro do Trivial Pursuit ou do jogo da Glória da Caderneta de Cromos que andavam a uso.
Então decidi arranjar um. Corri tudo. Não sei que se passa com os jogos de tabuleiro mas andam muito diferentes do meu tempo. Há um jogo de escadas e serpentes 3D com peças malucas, um jogo do Ludo do Panda com umas coisas de plástico e mais não sei o quê para o dado, jogos de cães a comer roupa, ranhos a sair das cabeças...
O único jogo que encontrei como queria foi um simples jogo do género de jogo da Glória, com o carteiro Paulo. Lança-se um dado, contam-se as pintinhas e anda-se com os pinos (meros pinos de plástico lisos, que não andam sozinhos nem imitam personagens) e lá se segue pelo tabuleiro fazendo uma ronda de entrega de cartas. Simples. Custou 3,99 €. E a miúda adorou. Dá para todos jogarmos, é simples, até ajuda a explicar como funcionam os correios e dá para fazer batota. Sim, a batota faz parte da risada. Ela tenta aldrabar as regras, inconscientemente ou de propósito, rimo-nos, emendamos, contamos e vemos quem ganha.
Com a febre dos jogos, ela tirou todos os jogos do armário dela e esteve a admirá-los. E fiquei feliz porque afinal ela tem vários puzzles e jogos simples, variados e nada de muito orientado só para meninas (excepto dois puzzles, um da Minnie e outro das princesas). E o melhor de tudo foi ver que todas as caixas estão estimadas mas já têm aqueles sinais de muito uso, o que mostra que ela gosta deles.
Portanto, para o Natal encomendei mais 2 jogos de tabuleiro diferentes. Sim, eu confesso: sou fã de jogos de tabuleiro e fico deliciada com o facto de ter mais uma fã cá em casa.

Ah, num aparte, ela tem um jogo mais "elaborado", que é o equivalente do jumbo do Tragabolas. Deram-lhe no Verão e jogámos umas 5 ou 6 vezes. É giro mas não a cativa como os jogos clássicos.

2 comentários:

  1. Olá Sandra! Também adoro jogos de tabuleiro e por acaso, quando escrevi acerca das prendas de Natal não me lembrei que era uma das minhas prendas preferidas. Eu nem sabia que agora esses jogos tinham essas modernices todas! É uma pena...

    Já pensaste em fazer um reutilizando materiais? As caixas de cereais devem dar para servirem de tabuleiro :)

    ResponderEliminar
  2. Estava mesmo a pensar nisso. Até deve ser giro fazer jogos personalizados, com fotos da família e tudo :) Mas este ano tenho pouco tempo, não me vou meter nisso.

    ResponderEliminar