segunda-feira, 2 de julho de 2012

Horta na varanda

No final de Maio tomei uma decisão repentina: arrancar tudo o que eram flores velhas nos vasos da varanda e converter o "jardim" em horta. Dos meus modestos 4 vasos arranquei ervas daninhas e salvei uma data de bolbos de narcisos, a única coisa que eu não assassinava, e pu-los a secar ao sol para dar à minha mãe.
Deitei a terra velha fora e comprei terra bio e comecei: semeei tomates cereja ( e comprei um vasinho para a minha pequena ajudante ter o seu próprio tomateiro), rúcula e orégãos. Depois fui à feira e comprei 6 pés de alfaces (3 roxas e 3 normais) que transplantei. Já comemos 4 alfaces dessas e muitos rebentos de rúcula.
Entusiasmada com a horta, comprei mais vasos e agora tenho vários tomateiros-cereja, que entretanto transplantei, mais alfaces que semeei e transplantei, 2 pés de bróculos que comprei já para transplantar, vários espinafres que me deram, 3 courgettes lindas que nasceram de 3 sementes que deram à minha pequenita, 5 pés de feijão que nasceram de feijão seco e congelado e algumas aromáticas que comprei em vaso (orégãos, menta chocolate e tomilho limão). Tenho semeado mais alfaces para substituir as que vou comendo e beterraba, a ver o que dá.
Num grupo de troca de sementes no facebook, uma alma caridosa que não me conhece de lado nenhum deu-me sementes e pés de camomila e de girassol.
E não resisti a comprar uma amoreira, de uma variante sem picos (por segurança para a pequenita).
Não se pode dizer que vá fazer grandes colheitas, mas dá-me mil vezes mais gosto ver a minha varanda verde de legumes do que de flores. Acordo de manhã e a primeira coisa que faço, ainda de pijama, é ir regar a minha horta, cheirar a minha hortelã e ver que sementes germinaram.
E já estou a fazer planos para morangueiros em vasos suspensos e a pensar no que vou plantar em Setembro :)

Uma nota importante para o futuro: tomateiros e feijoeiros dão-se maravilhosamente bem com espinafres. Os feijoeiros que moram com as alfaces estão tão tristinhos...

Sem comentários:

Enviar um comentário