quinta-feira, 5 de abril de 2012

Primavera

Pode dizer-se que aqui no centro a Primavera chegou.

As árvores já começam a ter rebentos e as flores começam a despontar, vêem-se os pássaros, etc etc.

Podia fazer aqui um texto muito poético sobre a Primavera, a renovação, as cores e por aí fora, só que eu tenho alergias. Sou alérgica ao pó da casa (aos ácaros, como lhe chamam os entendidos) mas sobretudo sou alérgica a alguns pólens.

Espirro com umas quantas plantas mas a minha "kriptonite" são as minhas amigas mimosas. Nas análises que fiz há uns anos, falavam lá em gramíneas e mais numas poucas mas como não percebo de botânica isso não me serve de muito. Sei é que as mimosas me deixam com falta de ar, com os olhos muito vermelhos, com espirros e com eczemas na pele.
Sim, porque a juntar às alergias tenho pele atópica, que é um nome giro que os dermatologistas dão à pele de alguém quando não a conseguem perceber. É atópica, ou seja, não reage como a pele das pessoas "normais".

O que é que isto significa? Há uns anos significava idas a dermatologistas e alergologistas, cremes com cortisona, anti-histamínicos em comprimido, spray com cortisona para o nariz e vacinas contra as alergias (diga-se em abono da verdade que estas resultaram relativamente bem durante 10 anos). Agora significa que sou eu que me auto-medico. Ai o que eu disse... Auto-medicação? Sim. Finalmente eu percebi que eu, melhor que ninguém, é que posso controlar esta doença. Eu é que sei o que sinto e quando o sinto e eu é que sei os medicamentos e cremes que resultam comigo. Tenho a sorte de ter um médico de família que percebe isso e basicamente disse-me as doses máximas que posso tomar e passa-me as receitas que lhe peço. Ao tomar esta doença nas minhas mãos, ao investigar e ao experimentar o que funciona comigo, percebi duas coisas. A primeira é que, no que toca a alergias, os médicos no geral sabem é atacar sintomas e não procurar causas, e o melhor para atacar sintomas é cortisona. Só que a cortisona funciona na hora e se não deixar de ter contacto com o que me provoca aquilo, tenho de a usar sempre. A segunda coisa que percebi é que o mais simples é o melhor.

Dito isto, decidi simplificar. Depois de um Verão ininterrupto de Abril a Setembro com a pele da cara sempre a escamar, deitei tudo o que eram cremes de farmácia para o lixo. Agora tomo quando preciso o comprimido de anti-histamínico, lavo a cara com chá de camomila em SOS, limpo a cara com leite de limpeza com camomila, uso creme com camomila (e ocasionalmente um emoliente de farmácia) e o uso de cortisona desceu imenso. Afinal a solução estava numa flor. Se as mimosas são as minhas principais inimigas, aquela florzinha tão delicada que é a camomila é a minha aliada.

E depois de tantos anos a viver com alergias, o que é que eu percebi? Percebi que as alergias são uma doença crónica e eventualmente grave. Sim, já levei uma injecção de cortisona para conseguir respirar mas passar um Verão com uma cara que faz toda a gente na rua olhar de lado e passar noites e noites sem dormir com a comichão também me deitou abaixo. O mal é que a maior parte das pessoas que não tem alergias ou não tem um filho com alergias, pensa que alergia é coisa de fracotes e que usar um creme de farmácia ou ter certos cuidados é mania. Pois digo que é coisa que não desejo a ninguém.

Para finalizar, nem tudo é mau. Além de agora ter encontrado um creme que funciona e que é mesmo barato, o facto de ter de usar creme na cara desde pequena fez com que eu tenha uma pele jovem, e costumam dar-me menos 10 anos de idade :)

Sem comentários:

Enviar um comentário