sexta-feira, 20 de abril de 2012

Presentes

De há uns tempos para cá, temos pensado que se dá demasiada importância ao valor dos presentes e cá por casa decidimos estabelecer um limite para cada presente. No Natal de há 2 anos e no que passou o limite foi de 10 € para os adultos (e este ano nalguns casos foi 10 € por casal). No primeiro ano, sentimo-nos um bocado forretas porque avisámos toda a gente do limite e mesmo assim recebemos prendas caríssimas em comparação com o que oferecemos. Este ano a mensagem passou e já recebemos coisas mais ajustadas.

Tomámos esta decisão depois de nos vermos confrontados com a quantidade imensa de tralha que fomos recebendo durante os anos e que se vê mesmo que são prendas só porque é obrigatório dar prendas. Panos de tabuleiro (que não uso), conjuntos de naperons para mesa de cabeceira (que não tenho), conjuntos de chávenas de café (nem máquina tive durante 5 anos de vida de casada), toalhas que não servem na mesa, coisas de cozinha que nem sei para que servem, bomboneiras de cristal de que não gosto... E podia continuar.

Ora, como não tenho tempo para fazer presentes para toda a gente, tomámos aquela decisão e agora só damos presentes úteis. Se não nos lembramos de nada útil, damos coisas afectivas. Já demos licores, álbuns para fotos (a minha filha tem 3 anos e nunca ninguém lhe deu um álbum de fotos, porquê? tive de comprar um...), fotografias emolduradas, massagens,...

Nos aniversários, e como a pequenita já tem veia de artista, fazemos sempre qualquer coisa para ela oferecer. Normalmente, desenha um postal mas se tivermos mais tempo, a prenda é mais elaborada. Já pintámos uma caixinha de madeira para dar à avó, por exemplo. E no Natal demos a algumas pessoas um enfeite feito por ela.

Eu preferia que me fizessem o mesmo. Dou presentes de 10 euros mas penso em cada um com muito carinho e levo o tempo que for preciso para encontrar o presente certo para cada pessoa. Por isso, preferia que me dessem um livro de 5 euros do que uma carteira de 15 que eu não escolhi e que possivelmente não vou usar muito (e não tenho coragem de trocar porque não quero que alguém fique ofendido...). E não me dêem chocolates. Sim, gosto muito mas dar chocolates a alguém para mim significa "olha, não me lembrei de mais nada, por isso toma lá".

Para as crianças, vale o mesmo. Não é por ser caro que é bom e que as crianças vão gostar. Uma caixa de lápis de cor e um livro de colorir podem fazer muito mais felicidade do que uma mesa de actividades XPTO que dura enquanto é novidade e que agora até está na garagem...



Sem comentários:

Enviar um comentário