quarta-feira, 11 de abril de 2012

Poupar... mas a que custo?

Há coisas em que não consigo poupar. E não, não vou falar de marcas. Sou fiel a algumas e até podia vir aqui falar em detergentes ou champôs e dizer que o barato às vezes sai caro, mas não é isso que me preocupa.

Não consigo poupar quando vejo que o leite mais barato vem de Espanha ou de França. Não consigo poupar quando a carne mais barata é alemã. Não consigo comprar maçãs do Chile ou uvas do Peru. Eh pá, não consigo. Para mim, não me cabe na cabeça comer uma maçã que fez uma viagem mais longa do que eu já fiz na vida. E acho estranho comprar uvas do outro lado do mundo quando aqui não é época de uvas e há outras frutas deliciosas à disposição. Muito menos tenho coragem de comprar leite que não é 100% português para poupar 3 ou 4 cêntimos por litro. Sim, grão a grão enche a galinha o papo, mas eu não consigo ficar de consciência tranquila sabendo que estou a contribuir para arruinar mais um pouco as famílias portuguesas que vivem do leite, da carne, das frutas, da roupa que produzem.

Só compro frutas de longe para a pequenita. Ela adora mangas e papaias e estas têm mesmo de vir do Brasil. Pior, compro as que vêm de avião. A pegada ecológica é maior mas para comprar mangas que não sabem a nada e gastar na mesma o dinheiro e poluir na mesma o planeta, então mais vale comprar menos vezes mas que sejam mesmo boas.

De resto, tento sempre comprar 100% nacional. Não é fácil equilibrar tostões e coração. Durmo um pouco mais pobre, mas de consciência mais tranquila e por isso mais rica.

Sem comentários:

Enviar um comentário